17/05/2018

* 2018 - Dia Mundial da Hipertensão

O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado todos os anos a 17 de maio desde 2005. Para assinalar a data são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral). O objetivo deste Dia Internacional da Hipertensão é combater o flagelo da hipertensão. Ainda não foi revelado o tema de 2017. "Conhece os teus números" foi o tema do Dia Mundial da Hipertensão 2016 com o objetivo de fomentar a observação regular da pressão arterial na população.
Hipertensão em Portugal
Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem.
A hipertensão arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, como a diabetes.
Reduzir a pressão arterial elevada
A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns rituais saudáveis:
Reduzir a ingestão de sal;
Fazer uma dieta equilibrada;
Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
Praticar exercício físico de forma regular.
Valores ideais
Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio).
Acima de 140/90 mm Hg já se considera estar numa situação de hipertensão.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-hipertensao/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails