17/10/2017

* 2017 - Dia Nacional da Luta Contra a Dor

Integrado na Semana Europeia Contra a Dor, que decorre entre 13 e 17 de Outubro, o Dia Nacional da Luta Contra a Dor é celebrado anualmente a dia 17 de Outubro. A dor crónica é reconhecida como um grave problema de saúde pública com impacto significativo na qualidade de vida das pessoas e enormes custos individuais e sociais. Em Portugal, o impacto socioeconómico da dor crónica é estimado em dois mil milhões de euros/ano, custo que atinge os 4,6 mil milhões de euros quando somados os gastos com incapacidades temporárias, "baixas" e reformas antecipadas. Para assinalar esta data, a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e a Cátedra de Medicina da Dor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o apoio da Fundação Grünenthal, organizam o 1.º Simpósio Internacional da Cátedra de Medicina da Dor, que se realiza na aula magna da FMUP, no dia 17, pelas 14h30. 
O Simpósio é dedicado ao tema da dor na neuropatia diabética, tratando-se de uma iniciativa inédita, que pretende contribuir para aumentar o conhecimento, de médicos e outros profissionais de saúde, sobre o impacto da dor e as formas de o minorar. A neuropatia diabética é uma das causas mais comuns de dor neuropática e consiste na destruição progressiva dos nervos do corpo. É a principal complicação e a mais incapacitante da diabetes. Acontece quando há um aumento do açúcar no sangue nos diabéticos não controlados, o que provoca modificações e até obstrução nos vasos que alimentam os nervos. 
As inscrições para participar no simpósio são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: medicinador@med.up.pt. A partir das 17 horas, decorre no mesmo local, a sessão comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra a Dor, da APED, onde serão entregues os prémios: 

Desenhar a minha Dor;
Revista Dor/Bene Farmacêutica;
Jornalismo Dor;
Grünenthal;
Bolsas APED de apoio à formação na área da dor.
http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/17-de-outubro-dia-nacional-da-luta-contra-dor
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-da-luta-contra-dor.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails