20/10/2017

* 2017 - Dia do Poeta

O Dia do Poeta é comemorado em 20 de outubro. A data homenageia os escritores que se dedicam a produção de poesias. Além disso, ela tem como intuito estimular a leitura de obras poéticas que envolvem a sensibilidade e a criatividade. Lembre-se que o poeta ou a poetiza são os artistas dedicados a produção de poesias, que geralmente são formadas por versos, estrofes e rimas.

Como surgiu a data?
O surgimento do “Dia do Poeta” está relacionado com a fundação do “Movimento Poético Nacional” (MPN). Ele surgiu na cidade de São Paulo em meados da década de 70. Esse movimento teve origem na residência do poeta, pintor e jornalista modernista Menotti Del Picchia (1892-1988). Na época, a casa era local de reunião de diversos artistas. Juntos, eles organizavam saraus literários e buscavam difundir a poesia brasileira. Até hoje, essa data não possui um caráter oficial, ou seja, ela ainda não foi oficializada por nenhuma lei específica.

Poetas Brasileiros
No Brasil podemos destacar os poetas e poetisas: Castro Alves, Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Manoel de Barros, Machado de Assis, Paulo Leminski, Cacaso, Chacal, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Morais, Ferreira Gullar, Ana Cristina Cesar, Adalgisa Nery, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Adélia Prado, Hilda Hilst, Lya Luft, etc.

Leia mais sobre os maiores poetas brasileiros modernos e contemporâneos.
https://www.todamateria.com.br/dia-do-poeta/
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-do-poeta.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails