16/10/2017

* 2017 - Dia do Instrutor de Auto-escola

Com profissão regulamentada há 1 ano, profissional é figura importante em campanhas pela segurança no trânsito. Dia 16 de outubro, é o Dia dos Instrutores de Auto e Moto-Escola. Com o dom do equilíbrio emocional, para passar tranqüilidade às pessoas que estão aprendendo a dirigir, o instrutor de trânsito deve ter idade mínima de 21 anos, certificado de curso específico na área, não ter cometido nos últimos 30 dias qualquer infração grave no trânsito, e nenhuma gravíssima nos últimos 60 dias, possuir ensino médio completo, ter feito curso de direção defensiva e primeiros socorros, entre outros.

O instrutor de auto-escola deve defender a prática da direção defensiva, numa época em que a violência no trânsito é comum em todo o Brasil. Uma das responsabilidades desse trabalhador é conscientizar o futuro condutor da necessidade de atitudes solidárias no trânsito. Do ramo dos serviços, a categoria vem conquistando seus direitos aos poucos e com muita luta. A principal conquista aconteceu em agosto de 2010, com a regulamentação da profissão, após dois anos de mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, desde a aprovação do Projeto de Lei 173/2008 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
A regulamentação da profissão vem para garantir a dignidade e valorização da categoria, o direito à defesa em casos de punições, a proteção na aposentadoria, entre outras garantias de direitos comuns a profissões regulamentadas. Atualmente, as reivindicações são por salário digno com piso nacional, Infra-estrutura nas cidades e nois locais de treinamento, e acima de tudo fazer com que o poder público olhe para estes profissionais como formadores, não só de opinião, mas de cidadãos que respeitam as leis e preservam vidas. “Aos trabalhadores nada é dado de graça, tudo é conquistado com muita luta. Vamos continuar lutando juntos pelos nossos direitos, juntos somos fortes, somos CUT”, considerou Lucilene Binsfeld, presidenta da CONTRACS/CUT.

Para Eli Almeida, presidente da Federação Nacional dos Instrutores de Auto e Moto-Escola (FENAINST) e diretor da CONTRACS/CUT, o Dia dos Instrutores é comemorado com a vitória de um ano de profissão regulamentada, apesar de a luta ainda estar longe de ser decidida. "Infelizmente hoje existe um movimento muito grande da Federação patronal para fragilizar a formação dos Instrutores, buscando precarizar salários e aumentar o lucro das Empresas. Queremos mais empenho na aprovação do Projeto de Lei que extigue a obrigatoriedade de aulas noturnas", afirma Eli.

Segurança no trânsito
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a década de 2011 a 2020 como a de ações para a segurança no trânsito. Nesse período, cada país terá de cumprir a meta de reduzir em 50%os acidentes de trânsito.

Os dados explicam o porquê. Mais de meio milhão de pessoas sofrem acidentes de trânsito todo ano, sendo esses a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 49 mil pessoas são atropeladas no país. O Brasil participa da campanha da ONU com o movimento “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito”. Tudo isso para mudar o cenário negativo que conta com jovens dirigindo sem habilitação, motoristas embriagados, imprudência, desrespeito á sinalização de trânsito e falta de educação de condutores e pedestres.
http://www.contracs.org.br/noticias/8441/16-de-outubro-dia-do-instrutor-de-auto-escola
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-do-instrutor-de-auto-escola.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails