15/09/2017

* 2017 - O inverno chegou com tudo, como se proteger de gripes e resfriados?


Segundo o Inmet a sensação térmica pode chegar a -1° C nesta terça-feira. Médicas da Rede D’Or São Luiz sugerem algumas medidas para não adoecer nesse período do ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica em algumas regiões do Distrito Federal pode chegar a -1° c nesta terça-feira. Com a chegada do inverno e a queda nos termômetros, doenças respiratórias como gripes e resfriados costumam incomodar a população. A mudança de clima também traz o alerta sobre outras enfermidades como faringite, asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite alérgica e amigdalite, infecções respiratórias comuns nessa virada de estação.

Engana-se quem pensa que trancar janelas e portas, evitar o vento frio ou a hiperexposição pode ser uma saída para não adoecer. Com essas atitudes, abrimos caminho para aglomeração de ácaros e fungos e a proliferação de vírus e bactérias. Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Santa Luzia da Rede D’Or São Luiz, Luciana Watanabe, o ideal é que as pessoas deixem os ambientes bem ventilados durante o dia, pois espaços fechados aumentam as chances de contaminação.

“Já durante a noite o ideal é cortar as correntes de ar, ainda mais quem tem filhos pequenos ou pessoas idosas em casa, pois a temperatura cai muito e pegar esse vento frio pode adoecer as pessoas”, explica a otorrinolaringologista. Os vírus que causam as gripes e resfriados têm um comportamento sazonal. “Os resfriados comuns podem ser causados por vários tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. A sazonalidade dessa infecção varia entre os tipos de vírus”, completa Luciana.

A baixa umidade do ar é outro vilão da estação. “A baixa umidade aqui em Brasília é um problema sério. Esse tempo resseca todas as nossas mucosas – coberturas internas do nariz, da boca, da garganta, traqueia – esse ressecamento pode favorecer a ação de micróbios e o aparecimento de infecções, além de facilitar o sangramento do nariz”, alerta a médica do hospital Santa Luzia.

A pneumologista do Hospital Santa Helena, Bianca Coutinho, esclarece que o diagnóstico é principalmente clínico e que apenas casos mais graves podem necessitar de exames complementares. “A maioria dos casos necessita de tratamento sintomático apenas, como analgésicos, repouso relativo e medidas para congestão nasal. Os casos mais graves podem precisar de medidas adicionais”, elucida a pneumologista.

Bianca Coutinho lembra que o vírus influenza – também conhecido com H1N1 - costuma ser mais encontrado durante o inverno nas regiões norte e sul do globo, mas, nos trópicos, ele pode ser encontrado durante todo o ano. “Como a transmissão ocorre por gotículas e contato próximo com pessoas contaminadas, além de toque de mãos, a aglomeração de pessoas em locais fechados pode aumentar esta transmissão”, alerta.

As medicas da Rede D’Or São Luiz aconselham algumas medidas simples para se proteger dessas infecções respiratórias e manter a saúde plena com a chegada do inverno e do tempo seco. Vacinar-se contra a gripe, beber bastante água, lavar o nariz com soro fisiológico, alimentar-se adequadamente, evitar atividades físicas intensas, lavar constantemente as mãos – esse é o principal canal de contaminação – evitar contato com fumaça, poluição, poeira e evitar aglomerações.

Hospital Santa Luzia

O Hospital Santa Luzia é um dos maiores centros clínicos de alta complexidade de Brasília. Com 46 anos, o HSL une o que há de melhor e mais moderno em assistência hospitalar.  Os quatros andares do complexo hospitalar contam com Centro de Diagnóstico por Imagem, Emergência, Laboratório, UTI’s, Hemoclínica, Endoscopia, Unidades de Internação na Clínica Médica, Unidades de Internação na Clínica Cirúrgica e UTI Cirúrgica, CTI (UTI Geral e UTI Neurológica) e Bloco Cirúrgico, entre outras unidades.

Rede D´Or São Luiz

A Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. No DF, três hospitais integram a Rede: Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Norte; o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, ambos no Setor Hospitalar Sul.

No Brasil, o grupo opera com 33 hospitais próprios, dois hospitais sob gestão e um em fase de construção. Possui 5 mil leitos, com planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,6 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,1 milhões de atendimentos de emergência, 205 mil cirurgias, 26 mil partos e 320 mil internações por ano. Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails