05/09/2017

* 2017 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Dia 5 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, problema que pode atingir um em cada sete mil nascidos em todo País. A fibrose cística é uma doença hereditária que causa o acúmulo de muco denso e pegajoso nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo. O problema causa uma alteração genética, transmitida à criança pelos pais. A data comemorativa foi criada para gerar debate sobre a doença, que é celebrada pela Fiocruz há mais de 19 anos.
O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 1.250 pessoas vivem com fibrose cística. A doença também é conhecida como mucoviscidose. A incidência maior é nas Regiões Sul e Sudeste, onde vivem mais pessoas com características caucasianas. Um diagnóstico precoce e um plano de tratamento abrangente podem melhorar a qualidade de vida. O acompanhamento e monitoramento são muito importantes. Se possível, os pacientes devem ser atendidos em uma clínica especializada em fibrose cística, que pode ser encontrada em muitas comunidades. Quando as crianças atingirem a idade adulta, elas devem ser transferidas para um centro especializado para adultos. O problema costuma se manifestar em pessoas de pele clara de ambos os sexos, que apresentam ascendência caucasiana. Os sintomas mais comuns são a tosse crônica, suor excessivo e salgado. De acordo com a pesquisadora do laboratório de genética da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Giselda Cabello, a data foi criada para que o assunto fosse discutido com mais clareza.
“É importante conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e sobre o tratamento, e também orientar corretamente os pais e médicos. Quando mais cedo a doença é descoberta, melhor para a qualidade de vida do paciente”, explica.  “Ela altera principalmente o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo: respiratório, digestivo e também as glândulas de suor. A doença não tem cura, entretanto com o diagnóstico precoce é feito o tratamento e o acompanhamento adequado”, orienta a pesquisadora. O problema costuma se manifestar em pessoas de pele clara de ambos os sexos, que apresentam ascendência caucasiana. Os sintomas mais comuns são a tosse crônica, suor excessivo e salgado. “A criança com fibrose cística pode apresentar desnutrição e problemas respiratórios graves.” A forma mais simples e eficaz de descobrir a doença é por meio da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, até sete dias após o nascimento. O exame tem o objetivo de detectar doenças que podem causar sequelas graves no desenvolvimento e crescimento do bebê. “O exame é feito por meio da dosagem da introtequicina. A doença também pode ser diagnosticada por outros testes, como o de suor ou genético.”
Tratamento
Quem tem fibrose cística deve utilizar medicamentos inalados para ajudar a abrir as vias respiratórias; ter uma dieta especial rica em proteínas e calorias para crianças maiores e adultos; tomar suplementos vitamínicos, especialmente vitaminas A, D, E e K; evitar o fumo, a poeira, a sujeira, as fumaças, os produtos químicos domésticos, a fumaça de lareira e o mofo ou bolor; beber líquidos em abundância; e fazer exercícios de duas a três vezes por semana.
O transplante de pulmão pode ser uma opção em alguns casos.
Fonte: Ministério da Saúde
http://www.brasil.gov.br/saude/2013/09/dia-de-conscientizacao-da-fibrose-cistica-e-celebrado-em-todo-o-pais

ACESSEM AQUI:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-nacional-da-conscientizacao-e.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails