13/09/2017

* 2017 - Dia Nacional da Cachaça

Água ardente, água que passarinho não bebe, canha, caninha, marvada, mé, pinga, são algumas das formas populares para a brasileiríssima cachaça. Só no dicionário Houaiss existem 422 sinônimos para a bebida genuinamente nacional. Tão antiga quanto a construção dos primeiros engenhos de açúcar em Terra Brasilis, a cachaça ganhou data comemorativa instituída pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em outubro do ano passado, após aprovação do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Os gringos gostam, então é instituição nacional mesmo. Dia 13 de setembro, se celebra o Dia da Cachaça. Não chega a ser um feriado, mas a escolha do dia tem explicação histórica.
Em 13 de setembro de 1661, uma revolta popular contra a colônia portuguesa levou à legalização da cachaça, que era proibida até então. Tal episódio ficou conhecido como “Revolta da Cachaça”.
Embora de origem popular, a bebida entrou recentemente na lista das mais caras do mundo. Uma garrafa de cristal cravejada com 211 pedras preciosas e armações em prata e ouro contendo a Velho Barreiro Diamond custa cerca de R$ 212 mil. Segundo a empresa, a bebida é formada por um “blend único e especial” entre a Velho Barreiro original e uma “cachaça alambique rigorosamente selecionada, oriunda da região serrana do Rio de Janeiro”, o que garantiria “um sabor suave e harmonizado, com um aroma levemente frutado e adoçado”.
A edição foi lançada em 2011 limitada a 60 unidades.
http://www.alambiquedacachaca.com.br/artigo.php?recordID=12&n=Dia%20nacional%20da%20cacha%C3%A7
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-da-cachaca.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails