19/09/2017

* 2017 - Dia Mundial pela Limpeza da água

Devemos pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável de nosso planeta, e que a água é um elemento indispensável para garantir nossas vidas. Com essa intenção foi instituído em 19 de setembro o dia Mundial da Limpeza da Água, que propõe a melhor compreensão das necessidades de preservação da qualidade e limpeza da água. Dia 19 de setembro é o dia Mundial pela Limpeza da Água. Sem água não existe vida! Por isso vamos respeitar os limites de produtação da natureza. A utilização média diária de água no Brasil, assim como nos Estados Unidos e Argentina, é de cerca de 150 litros por habitante.
Todos os anos 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade. Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse ministrada. Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações. O mercado de água engarrafada no mundo representa um volume de 89 bilhões de litros e está estimado em um valor de 59 bilhões de reais.

Enquanto que a água engarrafada se origina em fontes protegidas, como por exemplo aquíferos no subsolo e nascentes, a água de torneira vem sobretudo de rios e lagos. No Brasil é comum a água de torneira ser extraída do subsolo, sendo que, em algumas cidades, a água de torneira tem características de água mineral. A maioria das cidades envolvidas por grandes aquíferos, tais como o Aquifero Guarani, contam com este privilégio.

Quanto melhor é a água de um rio, ou seja, quanto mais esforços forem feitos no sentido de que ela seja preservada, tendo como instrumento principal de conscientização da população a Educação Ambiental, melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Novas técnicas vem sendo desenvolvidas para permitir a reutilização da água no abastecimento público.


http://pelavidasustentavel.blogspot.com.br/2011/09/dia-mundial-pela-limpeza-da-agua.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails