15/09/2017

* 2017 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas é celebrado anualmente em 15 de setembro. Como o próprio nome sugere, o principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento.
O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte do corpo responsável pela defesa do organismo contra doenças e infecções. Também pode surgir nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, o fígado, o baço e a medula óssea, por exemplo. Esta doença se caracteriza quando o linfócito (glóbulo branco) se transforma numa “célula maligna”, crescendo de modo descontrolado e criando outras células idênticas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 4 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de linfomas no Brasil. A principal causa das mortes é justamente o desconhecimento sobre esta doença que, caso seja diagnosticada antecipadamente, apresenta elevado índica de cura. Alguns dos principais sintomas que podem indicar a existência de algum tipo de linfoma, estão:
Febre (vespertina);
Surgimento de ínguas (sem motivo específico);
Perda de peso;
Perda de apetite;
Coceira na pele;
Fadiga;
Sudorese noturna anormal.

Atualmente, as principais formas de tratamento dos linfomas são através da quimioterapia e radioterapia. Mas, em alguns casos, também poderá ser necessário a realização de transplante de medula óssea. Originalmente, a campanha de conscientização do Dia Mundial dos Linfomas foi criada pela Coalização Linfoma, uma organização internacional que luta pela prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-linfomas/
ACESSE O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-mundial-de-conscientizacao.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails