20/09/2017

* 2017 - Dia do Gaúcho

A data de 20 de setembro é onde comemoramos o Dia do Gaúcho, período o qual foi marcado pelo começo da Revolução Farroupilha no ano de 1835 no Rio Grande do Sul. A partir disto, a cultura gaúcha é fortemente reconhecida em todo o país, principalmente quando falamos em churrasco e em chimarrão por exemplo. 
O termo gaúcho, possui uma série de teorias de sua origem, e uma delas é que ele poderá ter vindo da linguagem quíchua, idioma ameríndio andino, ou mesmo árabe da palavra caucho, o que é um tipo de chicote que é utilizado para domar as manadas. Em contrapartida, existem bibliografias que apontam que o gaúcho vem do espanhol, e significa valente, nobre e acima de tudo generoso. O churrasco também faz parte da tradição e iguarias, na versão gaúcha, esta possui algumas particularidades que tornam o mesmo único e ainda mais delicioso, reconhecido em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul por exemplo, a carne é cortada em fatias mais grossas, e suculentas do que nas versões de São Paulo, para que o sabor fique um pouco mais acentuado. São vários os fatores que alteram o churrasco, que dependem da procedência da carne, a temperatura de armazenamento e da churrasqueira, a distância entre a grelha e o fogo, bem como o tempo de assado, tudo isto são situações fundamentais para que o mesmo fique perfeito. Saiba que o Dia do Gaúcho é uma data celebrada em 20 de setembro, a data é considerada como feriado estadual no estado do Rio Grande do sul. Esta é uma data que serve de homenagem a um dos episódios mais importantes para a comunidade dos gaúchos, que é a Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835. A partir disto, a revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o governo imperial do Brasil, o que durou em torno de dez anos.
Esta revolução acabou chegando ao fim após um acordo de paz ser realizado entre as partes envolvidas. A semana Farroupilha é uma celebração gaúcha que acontece entre os dias 14 a 20 de setembro no Rio Grande do Sul. De forma tradicional, durante o Dia do Gaúcho, são devidamente organizadas festas nos CTG’s, estes que ressaltam todos os costumes típicos deste povo, desde seus pratos típicos, vestimentas, e até mesmo apresentações culturais.

https://www.colegioweb.com.br/setembro/dia-do-gaucho-20-de-setembro.html
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-do-gaucho.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails