07/09/2017

* 2017 - Dia da Independência do Brasil

O feriado de 07 de setembro é uma homenagem ao dia da Proclamação de Independência do Brasil.  A Proclamação da Independência do Brasil aconteceu no dia 07 de setembro do ano 1822, pelo príncipe regente D. Pedro I, filho de D. João VI.

Antecedentes e causas da Proclamação da Independência
A família real veio ao Brasil durante o Período Napoleônico. Com o fim do Período Napoleônico na Europa, em 1815, os portugueses queriam que o imperador voltasse a Portugal. D. João VI tornou o Brasil um reino unido de Portugal e Algarves. Ou seja, nosso país deixou de ser uma colônia, o que conflitava com os interesses de Portugal. Com a permanência de D. João VI, o movimento republicano e abolicionista começou a ganhar força. Dentro do movimento, houve a Revolução Pernambucana (1817), que era contra o governo português, e a favor da República. Os portugueses, não satisfeitos com a permanência D. João VI no Brasil, lideraram a Revolução Liberal do Porto (1820). A burguesia liberal de Portugal exigia a fundação de uma Monarquia Constitucional, a volta da família real e a recolonização do Brasil.

A História da Independência do Brasil – Período Regencial
Com a pressão dos portugueses para a volta de D. João VI a Portugal, o imperador nomeou seu filho Pedro de Alcântara como regente do Brasil (1821-1822), e voltou a Portugal. Havia duas frentes políticas no Brasil, uma a favor de uma revolução republicana liberal abolicionista, e outra conservadora, formada pela elite agrária. A solução era declarar a independência, mas manter as estruturas tradicionais.

https://geekiegames.geekie.com.br/blog/independencia-do-brasil-resumo/
ACESSEM OS LINKS:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-independencia-do-brasil.html
http://dalvaday.blogspot.com.br/2015/09/2015-independencia-do-brasil-7-de.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails