27/08/2017

* 2017 - Dia do Peão de Boiadeiro

Peão de boiadeiro é o termo utilizado para definir um tipo de trabalhador especializado em animais equinos e/ou bovinos. A termo deriva de peão, trabalhadores de fazendas e tratadores de gados que manejam as réis
Inspirado no trabalho de manejo do gado em fazendas, o rodeio esportivo surgiu como evento há mais de 50 anos no Brasil. Inicialmente concebido como um desafio entre peões, o passatempo nos momentos de folga transformou-se em festas do peão caindo logo no gosto popular porque retratavam o dia-a-dia das fazendas. As primeiras festas do peão aconteceram em Paulo de Faria e Barretos (1956). Nos anos 60 e 70 veio a consagração destes eventos típicos, com montarias em cavalo, no estilo cutiano, totalmente rústico, praticado até hoje somente no Brasil. Nos anos 80, o tropeiro Tião Procópio, na época cowboy, filho do fundador da festa do peão de Paulo de Faria, trouxe dos EUA, a modalidade em touros.
Na mesma época, o oeste paulista começava a formar o reduto quartista, com a importação de cavalos da raça quarto de milha pelo haras King Ranch, instalado em Presidente Prudente, São Paulo. 
http://sergiolopesnews.com.br/27-de-agosto-dia-do-peao-de-boiadeiro/
Acessem o link:

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-do-peao-de-boiadeiro.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails