06/08/2017

* 2017 - Dia de Hiroshima

O Dia de Hiroshima é recordado anualmente a 6 de agosto. Lançamento da primeira bomba atómica Foi às 8h15 (hora japonesa) de 6 de agosto de 1945 que se lançou em Hiroshima a primeira bomba nuclear do mundo sobre alvos civis.
A bomba atómica de urânio apelidada de “Little Boy” saiu do bombardeiro B-29 norte-americano “Enola Gay” (o nome prestava homenagem à mãe do piloto do avião), caindo na cidade japonesa de Hiroshima, uma cidade portuária no oeste do país e uma importante base militar japonesa. Cerca de 80.000 pessoas morreram e 35.000 ficaram feridas com a explosão. Pelo menos mais 60.000 morreram até ao fim do ano com o efeito da bomba.

Dos 90.000 edifícios da cidade restaram 28.000. Os incêndios espontâneos eram tantos que não se conseguiam contar. De 200 médicos na cidade, só 20 sobreviveram. O governo da cidade tinha colocado centenas de raparigas estudantes a trabalhar na rua limpando faixas de fogo em caso de ataques com bombas incendiárias. Todas estavam em campo aberto quando o Enola Gay deixou cair a sua pesada carga.

Comemorações do dia

A 6 de agosto a população de Hiroshima recorda as vítimas e os sobreviventes da queda da bomba nuclear. Os sinos da cidade tocam às 8h15 e a população faz silêncio em memória das vítimas. Também são lançados pombos, símbolos da paz, e são contados relatos de sobreviventes, entre outras iniciativas. Representantes de vários países fazem parte da cerimónia anual.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-hiroshima/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails