05/08/2017

* 2017 - Dia da Ostra

O Dia da Ostra degusta-se a 5 de agosto. A data é conhecida como Dia Nacional da Ostra nos Estados Unidos da América e como Dia Mundial da Ostra no resto do mundo. Neste dia são servidas as mais variadas e deliciosas ostras a preços especiais nos espaços atentos à data.
Também se realizam festivais de ostras por altura desta data. Ostra é o nome comum atribuído a diferentes grupos de moluscos. A ostra é um molusco muito versátil. Enquanto algumas ostras não são consumidas pelos humanos (ostras pérola, por exemplo), outras são consumidas em cru ou cozidas.

Sabia que?
A formação da pérola na ostra dá-se quando um parasita invade a ostra e esta liberta uma substância chamada madrepérola que se cristaliza sobre o invasor, impedindo-o de se reproduzir. Ao fim de 3 anos transforma-se em pérola. A forma da pérola depende do formato do invasor e a cor da saúde da pérola.
As ostras têm um corpo muito mole, mas que está protegido por uma concha grandemente calcificada. Esta concha é fechada por músculos adutores muito fortes.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-ostra/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails