28/07/2017

* 2017 - Dia Mundial da Hepatite

O Dia Mundial da Hepatite observa-se anualmente a 28 de julho. O objetivo deste dia é divulgar a hepatite à comunidade global, para a informar e sensibilizar para esta doença. Foi em 2010 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu esta data como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Tema 
Todos os anos este dia apresenta um tema diferente. Em 2016 o tema global do Dia Mundial da Hepatite é "Eliminação", com a adoção da primeira estratégia mundial de eliminação da hepatite em 2016. A data ambiciosa para a eliminação da hepatite no mundo é o ano de 2030. “Hepatite: pense de novo” foi o tema do Dia Mundial da Hepatite 2015. A iniciativa da OMS conta com a colaboração da Aliança Mundial das Hepatites (World Hepatitis Alliance) e em Portugal da Direção-Geral da Saúde, que criou em 2015 a Estratégia Nacional para as Hepatites Virais, em paralelo com o Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida.


Doença
A hepatite é uma doença inflamatória do fígado provocada tradicionalmente por uma infeção viral. Existem cinco tipos principais do vírus: A, B, C, D e E, que podem causar infeção e inflamação do fígado e levar a cirroses e ao cancro do fígado. A hepatite B, C e D surge pelo contacto com fluídos corporais infetados (por transfusão de sangue ou de relações sexuais desprotegidas, por exemplo) enquanto a A e E por ingestão de água ou de alimentos contaminados.
Tratamento
A hepatite tem uma boa hipótese de cura, se diagnosticada precocemente e tratada corretamente. A vacinação contra a hepatite contra a hepatite B é recomendada aos jovens até os 29 anos.
 Números
A hepatite é uma doença prioritária na saúde mundial, sendo que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infeções crónicas por hepatite B e 170 milhões de hepatite C. Uma em doze pessoas sofre de hepatite. Esta doença causa a morte a cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano. https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-hepatite/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails