26/06/2017

* 2017 - Dia Mundial de Combate ès Drogas

A data foi instituída pela ONU e o Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial de Saúde define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS). As drogas foram usadas ao longo de vários anos para fins muito diferentes: em cerimônias religiosas, em sessões de meditação, medicina, datas comemorativas, festejos e confraternizações.
Hoje em dia é difícil uma comemoração, seja ela familiar ou não, em que o álcool não esteja presente. As informações sobre aos malefícios que causa a droga são amplamente divulgadas nos meios de comunicação (televisão, revistas, internet, etc.) viável para todos, independentemente do nível econômico da pessoa. Em contrapartida vemos muitas propagandas a favor do vício diretamente e indiretamente: “51 uma boa ideia”; “Deu duro? Tome um Dreher”. “Desce macio e reanima”; “a cerveja que desce redondo”, etc. Muitas vezes, os próprios pais incentivam seus filhos ao consumo de drogas, por meio de exemplos pessoais ou mesmo por brincadeira. 

O Governo Federal pretende investir até 2014 um total de R$ 4 bilhões no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, e é responsabilidade dos municípios a criação dos Conselhos Municipais de Combate as Drogas – COMAD, que objetiva propor e acompanhar, a execução da política municipal de prevenção ao uso indevido de drogas e substâncias que causem dependência física ou psíquica; coordenar, desenvolver e estimular programas: 
a) De prevenção ao uso indevido e à disseminação do tráfico ilícito de drogas e substâncias que causem dependência; 

b) Tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes; 
c) De otimização e capacitação de recursos humanos para o trabalho de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes; 
Em Pereira Barreto, o COMAD foi instituído através da Lei: nº 3.149 de 19 de agosto de 2002. Nas gestões passadas o Conselho ficou inativo e agora a atual administração está articulando a sua reativação para cumprir a sua competência que é de caráter consultivo, articulador, deliberativo e normativo das questões sobre drogas no âmbito do Município, competindo-lhe também a função de criar e colocar em pratica o Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, a fim de combater e minimizar, os efeitos que o uso de droga lítica e ilícita causa no dependente, na família e na sociedade. 
Para a otimização dos trabalhos, a Portaria nº 13.590 determina que na composição do COMAD estejam incluídos: Representantes da Prefeitura: Saúde, Social, Educação, etc.; Representantes da Sociedade Organizada: Poder Judiciário; Ministério Público; Policia Civil; Policia Militar, Líderes Comunitários; Representante de Clubes de serviços, Associações de Bairro, do Conselho Tutelar, Instituições Religiosas, Instituições Financeiras, Comercio e Indústria, de Organizações não governamentais.


https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/23-saude/2578-26-de-junho-dia-internacional-de-combate-ao-uso-e-ao-tr%C3%A1fico-de-drogas.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails