15/06/2017

* 2017 - Dia do Paleontólogo

Dia 15 de junho é o Dia do Paleontólogo. A palavra paleontologia quer dizer "o estudo da vida antiga", criada em 1812 pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos, a paleontologia é uma ciência que estuda o passado, através do estudo dos fósseis. A idade do fóssil, as condições de vida e morte do animal fossilizado, características entre outros podem ser descobertos através desse estudo.
A paleontologia dispõe de diversos recursos e meios para obter as informações de um fóssil. Uma das técnicas mais utilizadas é a do carbono 14, que identifica com muita precisão a idade do fóssil. O estudo paleontológico ajuda a descobrir mais sobre os animais da antiguidade e a geologia do planeta, ajudando na datação de rochas, pesquisando sobre mudanças no clima e sobre movimento dos continentes, além de desvendar problemas biológicos relativos à evolução, à origem e à extinção da vida.
Geralmente, encontrados em penhascos marinhos, pedreiras, grutas ou rochas expostas, os fósseis são um ótimo indicador de locais ricos em petróleo, gás natural entre outras riquezas. A paleontologia moderna é uma ciência dinâmica, com relações com outras áreas do conhecimento, pois está preocupada em entender como a evolução física da Terra,  no que se refere  às mudanças na sua geografia (paleogeografia), no clima (paleoclima) e nos ecossistemas (paleoecologia), influenciou a evolução das formas de vida pré-históricas.
Quem quer ser paleontólogo, pelo menos no Brasil, deve  ter  graduação em biologia ou geologia – geografia também é uma opção, embora não seja tão comum – para então cursar uma especialização ou uma pós-graduação em Paleontologia.

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=40&p_secao=14

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails