30/06/2017

* 2017 - Dia do Fiscal Federal Agropecuário

Dia 30 de junho se comemora o dia do Fiscal Federal Agropecuário – FFA, data esta instituída em função da edição da Medida Provisória no 2.048-26, que criou a carreira de FFA. Os FFAs são médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, farmacêuticos e químicos que atuam no Ministério da Agricultura para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar às famílias brasileiras. Por ser uma carreira nova a mesma ainda não é de todo conhecida pela sociedade, faltando-lhe ainda o reconhecimento de suas ações e benefícios à sociedade brasileira.Dificulta também a compreensão da sociedade a questão cultural da nomenclatura do cargo.
Pois da mesma forma que já está fixado no imaginário popular que agente é o servidor de nível médio na polícia (embora algumas já passem a exigir formação superior) enquanto delegado é o bacharel em direito; está fixado que fiscal é cargo de nível médio, enquanto que auditor é o cargo de nível superior, pois de fato o é na Receita Federal, INSS, e outros órgãos federais. FFA Em um país onde se tem as maiores cargas tributárias do mundo e os serviços públicos são pouco melhores que de países africanos, a cultura popular acaba por não ver com bons olhos o título de fiscal, que invariavelmente é ligado ao cobrador e arrecadador de impostos. Tal incongruência torna a tarefa de divulgação das ações dos Fiscais Federais Agropecuários mais difícil.
Mas, independente do nome da carreira, estes profissionais continuam a ser a mola propulsora do crescimento do setor que mais se desenvolveu no País nas últimas décadas, a agropecuária e as indústrias a ela vinculada. O site Saúde e Inspeção Animal já dedicou um artigo, em 21/05/2013, sobre as atividades dos FFAs intitulado: SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL E O FFA, onde tece maiores detalhes sobre as atribuições destes servidores públicos. É evidente que esta categoria tem que comemorar em sua data natalícia as conquistas que garantiu em prol da sociedade. Por outro lado o atual governo brasileiro vem fazendo de tudo para tentar reduzir o ânimo e a vontade de trabalhar destes guerreiros.  Como nunca antes na história deste país uma categoria teve seus vencimentos reduzidos. Com o pretexto de remuneração por subsídio (como deve ser remunerada as carreiras típicas de estado) o governo reduziu os valores nominais recebidos nos contracheques da categoria. Medida esta que afronta a Constituição Federal entre outras normas legais.  Não satisfeito com os prejuízos causados e o impacto negativo que tal medida arbitrária pode gerar a sociedade, o governo federal, afrontando a Lei 8.112/90 e por meio análogo a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT parou de pagar o adicional de insalubridade aos FFAs que desempenham suas atividades submetidos a condições que põe em risco a saúde das mais diversas formas (agentes causadores de doença, produtos químicos, temperaturas extremas, barulhos elevados, etc.). Os Fiscais Federais Agropecuários ao comemorarem 13 anos da criação de sua carreira sabem que contribuíram e ainda contribuirão em muito para a grandeza deste País.
Seu sindicato nacional, intitulado ANFFASINDICAL, também ainda tem muito que conquistar, segundo informações de fiscais estão na pauta de reivindicações o pagamento de parcela complementar ao subsídio - PCS (com vitórias na Justiça Federal no RS e no DF, mas sem acatamento por parte do governo federal), o pagamento dos adicionais de insalubridade (também com vitórias judiciais) e noturno, a mudança do nome da carreira para auditor agropecuário, melhor remuneração da carreira e redução dos níveis de progressão, implantação da Escola de Fiscalização Agropecuária, a implementação da meritocracia no Ministério da Agricultura, dentre outros pontos.Parabéns aos Fiscais Federais Agropecuários! Que vocês consigam conquistar seus legítimos direitos para que possam, cada vez mais, serem os guardiões da segurança alimentar e da agropecuária nacional. SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

http://saudeinspecaoanimal.comunidades.net/index.php?pagina=1421635107 , em 25/06/2013

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails