25/06/2017

* 2017 - Dia do Cotonete

O Dia do Cotonete é comemorado anualmente em 25 de junho. A atenção aos cuidados de higiene pessoal é o principal mote desta data. Limpar os ouvidos é um sinal de higienização e o Dia do Cotonete foi criado para representar este ato. Os cotonetes são hastes flexíveis (normalmente de plástico) que servem para limpar vestígios de cera e sujeiras que podem estar acumuladas nos ouvidos.
No entanto, nesta data, também é importante conscientizar as pessoas sobre o modo correto de fazer as higienizações, caso contrário podem provocar alguns problemas à saúde. Por exemplo, ao usar incorretamente o cotonete, a pessoa pode ferir os ouvidos e provocar infecções, irritações ou inflamações no aparelho auditivo.
Não se sabe ao certo a origem ou a história sobre a criação do Dia do Cotonete, mas acredita-se que seu propósito seja chamar atenção particular para os cuidados com os ouvidos e com a saúde auditiva.


Quem inventou o COTONETE? 
Foi Leo Gersternzang, polonês naturalizado americano. Depois de lutar pelo exército americano na Primeira Guerra Mundial, ele trabalhou para a Cruz Vermelha na Europa. Em 1922, ao retornar para os Estados Unidos, fundou uma empresa especializada na venda de artigos para bebês. Reza a lenda que, um ano depois, ao observar a esposa limpando o ouvido de sua filha com um chumaço de algodão preso a um palito de dentes, Gersternzang teve a idéia de transformar aquela improvisação em um produto comercial. As hastes de plástico, mais flexíveis e seguras, só foram introduzidas a partir de 1963 – inicialmente, eram de madeira. Sua utilização para limpeza do ouvido, porém, é considerada perigosa pelos médicos. “Além de empurrar a cera para uma região mais profunda, provocando dor e perda auditiva, há o risco de ferimentos, infecções e até mesmo perfuração de tímpano.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cotonete/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails