16/04/2017

* 2017 - Páscoa 2017

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Em 2016, o Domingo de Páscoa foi em 27 de março. Em 2017 será dia 16 de abril.  A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias).

Saiba mais também sobre a Semana Santa e a Sexta-Feira Santa. Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos que caracterizam esta celebração e que são reconhecidos no mundo todo, tais como:
Coelho da Páscoa;
Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
Cruz da ressurreição;
Cordeiro;
Pão e o vinho;
Círio pascal;

Origem da Páscoa Cristã
De acordo com a bíblia cristã, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição. Para os cristãos, a ressurreição de Cristo consiste no verdadeiro significado da Páscoa, pois foi um momento considerado como um “ritual de passagem". Quando tudo isso aconteceu, os judeus estavam comemorando a tradicional Páscoa judaica.
Páscoa Judaica 

A Páscoa também é celebrada pela religião judaica, durante 8 dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas no Egito, da escravidão para a liberdade, e também é um ritual de passagem. Originalmente, a Páscoa judaica é conhecida por Pessach. A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Velho Testamento da Bíblia.    https://www.calendarr.com/brasil/pascoa/
Vejam mais textos referente a páscoa em meu blog: 

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/03/2016-os-4-maiores-ovos-de-pascoa-ja.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails