24/04/2017

* 2017 - Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (libras)

Dia 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - Libras, oficializado pela Lei Nº 13.055 em 22 de dezembro de 2014, a data comemorativa foi prevista no projeto de lei (PL 6.428/09) de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
O dia 24 de abril foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua Brasileira de Sinais - Libras. O projeto de Lei atendeu a reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.
A Libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil pela lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, ela reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Em Porto Velho a Faculdade Uniron sedia o 1º Seminário em comemoração ao Dia Nacional da Libras. O Dia Nacional da Libras representa uma conquista histórica para a comunidade surda brasileira. Pois, é neste dia que várias instituições, associações, escolas, comunidade e lideranças surdas se reúnem para discutir e relembrar suas conquistas e descrever novas metas.  

Curiosidades sobre a Libras
O alfabeto manual deve ser utilizado para expressar os nomes de pessoas, endereços e outras palavras que não possuam ainda um sinal. Libras é a sigla da Língua de Sinais Brasileira. As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas em todo o mundo. Não são mímicas ou gestos. É uma língua com estrutura gramatical própria.
O que denominamos palavra ou item lexical em Língua Portuguesa é chamado “sinal” nas línguas de sinais. A Libras não é uma língua universal, cada país tem a sua língua de sinais.
http://www.newsrondonia.com.br/noticias/24+de+abril+dia+nacional+da+lingua+brasileira+de+sinais+libras/55929

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails