23/04/2017

* 2017 - Dia Nacional da Educação de Surdos

Dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional da Educação de Surdos. E há motivos para comemorar? Certamente. Os surdos, que já foram vistos como seres incapazes e deficientes, hoje são reconhecidos e respeitados por sua diferença. Vistos como sujeitos de potencialidades, que aprendem por experiências visuais, que partilham de uma cultura própria e se orgulham da Língua de Sinais. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida pela Lei nº 10.436 no dia 24 de abril de 2002 como meio legal de comunicação e expressão.
A Língua de Sinais tem importante papel no desenvolvimento cognitivo e social da criança Surda, e cabe à família e à escola facilitar que a aquisição de conhecimentos sobre o mundo ocorra dentro dos aspectos culturais da comunidade surda. Comunidade Surda é o espaço de convivência de pessoas Surdas, constituídas de uma história, de uma identidade, de uma cultura própria, de valores e principalmente que compartilham a língua. Participam também da Comunidade Surda, pessoas ouvintes que conhecem a Cultura Surda e a LIBRAS, entre eles professores, familiares e amigos dos Surdos. Convém ressaltar que as Comunidades Surdas não são consideradas apenas espaços de lazer, entretenimento e práticas de esportes.
A Comunidade Surda é, principalmente, um espaço de articulação política na busca pelo reconhecimento da surdez enquanto diferença. Na Escola Inclusiva é importante assegurar aos Surdos o direito à educação, para tanto, a contratação do Professor de LIBRAS e do Intérprete é garantida por Lei. Mas para que a inclusão de fato aconteça é imprescindível priorizar o aprendizado da LIBRAS de forma natural e prática, em contextos reais,significativos e motivadores.
Também é importante proporcionar o aprendizado da LIBRAS para os ouvintes, para que a criança surda possa se comunicar com os colegas, professores e demais funcionários da escola na língua que lhe é natural. Portanto a criança Surda que utiliza a LIBRAS e é acolhida com afeto no ambiente escolar, assim como qualquer criança, conseguirá desfrutar de sua infância de forma protetiva e efetiva. Por Daieli Althaus – Professora de LIBRAS.

http://www.sempreincluidos.com.br/23-de-abril-dia-nacional-da-educacao-de-surdos/4325

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails