17/04/2017

* 2017 - Dia Mundial do Malbec

O mundo celebra o Malbec World Day (Dia Mundial do Malbec). A data (17 de abril) foi estabelecida desde 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, como o dia para festejar sua casta emblemática. Poucos países produtores no mundo estão tão ligados a uma única casta quanto a Argentina à Malbec.
O tinto da uva Malbec é um dos vinhos varietais de maior crescimento ao redor do planeta nos últimos anos. Atualmente a Argentina é o maior produtor mundial de Malbec, com cultivos em todas as regiões vitivinícolas de seu território. Foi graças a esta casta que, em 2010, a Argentina ultrapassou o Chile nas importações do maior mercado de vinhos do mundo, os EUA. No Brasil a Argentina esta na 2a posição nos ranking das importações (atrás do Chile), graças certamente ao gosto do brasileiro pela Malbec.
Esta cepa chegou a Argentina em 1853 trazida pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), e foi em 17 de abril deste mesmo ano a apresentação o projeto de lei que fundou Escola de Agricultura de Mendoza.
As comemorações oficiais deste 2º ano Malbec World Day acontecem em Nova York, Londres e Buenos Aires, embora o mundo todo brinde, de taça cheia. Marcelo Copello

http://vejario.abril.com.br/blog/vinoteca/dia-mundial-do-malbec/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails