20/04/2017

* 2017 - Dia do Diplomata

O Dia do Diplomata é comemorado anualmente em 20 de abril. Esta data homenageia a importante função do diplomata, que tem a responsabilidade de informar, representar e negociar variados assuntos e discussões entre os interesses de diferentes países. Um diplomata representa o seu país em um território estrangeiro, portanto deve ser um ótimo articulador na hora de debater sobre os assuntos internos de seu país com um representante de outra nação.
No Brasil, para se tornar diplomata o interessado deve prestar uma prova de concurso, caso seja aprovado, ainda deverá se submeter a um estágio probatório de dois anos. Após essa primeira fase, o diplomata vai progredindo em sua carreira, passando pelos cargos de Terceiro, Segundo e Primeiro Secretário consecutivamente; Conselheiro; Ministro de Segunda Classe e, por fim, Ministro de Primeira Classe (Embaixador). Para garantir as várias oportunidades de viagens e o bom salário, o diplomata têm em mãos uma grande responsabilidade de representar a nação fora do país. Dedicação, bons conhecimentos gerais, articulação e organização são componentes essenciais para um bom profissional.

Origem do Dia do Diplomata
O Dia do Diplomata no Brasil se comemora em 20 de abril em homenagem ao "Patrono da Diplomacia Brasileira", José Maria da Silva Paranhos, mais conhecido como Barão de Rio Branco. O Barão de Rio Branco nasceu em 20 de abril de 1850 e já comandou o Ministério de Relações Exteriores brasileiro, participando em missões de paz no Paraguai (durante a guerra) e cônsul-geral na cidade de Liverpool, na Inglaterra. Devido a grande contribuição que o Barão do Rio Branco trouxe para a Chanceleria Brasileira, o Dia do Diplomata é comemorado no dia de seu aniversário.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-diplomata/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails