25/04/2017

* 2017 - Dia do Despachante Aduaneiro

Ser despachante aduaneiro não é fácil. A figura do despachante aduaneiro ainda é muito nebulosa e muitos não entendem o que realmente esse profissional faz. Pela minha experiência do dia-a-dia vejo muitas injustiças e muita gente falando mal de despachante aduaneiro.
Dizem que é trambiqueiro, espertalhão, que querem ganhar demais e que não fazem nada. Essa impressão se dá, como em diversas profissões, devido a alguns profissionais, que muitas vezes sem preparo passam uma ideia errada da capacidade e responsabilidade desse profissional. O Despachante Aduaneiro tem papel fundamental nesse momento que vivemos em nosso país tupiniquim.
O despachante aduaneiro hoje tem o papel de um verdadeiro especialista em comércio exterior, com conhecimentos vastos, nas áreas macro e micro-econômicas. Ele precisa estar atento às leis municipais, estaduais e federais, tributos e etc… Além de tudo isso ainda precisa ser flexível e ajudar um empresa iniciante a atuar no comércio exterior, mostrar ao público interessado quais são as melhoras práticas para atuar com ética no comércio exterior. Nosso setor, nossa profissão ainda precisa melhorar muito e o momento brasileiro é propício para isso. Basta que nós, com cada ação façamos o nosso melhor e melhoremos o nosso ambiente de trabalho.
Parabéns a todos os Despachantes Aduaneiros, Ajudantes de Despachantes, Técnicos de Comércio Exterior, Assistentes, enfim, o dia hoje é de todos que trabalham e melhoram o Brasil. Sandro Leite
https://sansidaduaneira.wordpress.com/2012/04/25/2504-dia-do-despachante-aduaneiro-parabens/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails