18/04/2017

* 2017 - Dia de Allan Kardec e do espiritismo

A data foi instituída através de um projeto da deputada federal Gorete Pereira em homenagem ao lançamento do Livro do Espírita, de Alan Kardec. No dia, 18 de abril, os espíritas de todo o Brasil comemoram o Dia Nacional do Espiritismo, data instituída através de um projeto da deputada federal Gorete Pereira (PL/CE), de número 291/2007, em homenagem ao lançamento do Livro do Espírita, de Alan Kardec, em 18 de abril de 1857.  “Este livro foi todo decodificado pelos espíritos para o precursor do espiritismo, Alan Kardec. O lançamento ocorreu em Paris, na França.
É considerado a base do espiritismo”, afirma a presidente da Federação Espírita Piauiense, Rosa Maria Araújo. Na obra, são abordados a existência de Deus, a vida após a morte, a reencarnação, as leis morais e a vida futura. Rosa conta também que o primeiro núcleo espírita do Brasil foi implantado em Salvador (BA), em 1865. Quatro anos depois, foi lançado o primeiro jornal espírita do país, “O eco do além túmulo”. No Piauí, o espiritismo chegou no final do século XIX. De 1896 até 1900, houve registros da religião em Amarante, Teresina, Floriano, Piracuruca e Livramento (hoje, o município de José de Freitas).
Ao contrário do que se pensa, não foi em Teresina que o espiritismo chegou primeiro no estado, mas em Amarante, cidade em que foi fundado o primeiro centro espírita do Piauí, em 1903.
Era chamado de Fé, Esperança e Caridade. Foi também na cidade que nasceu o primeiro jornal espírita do estado, “A cruz”, dirigido por Sátiro Castro. Depois, na década de 20, o espiritismo tomou corpo em todo o estado, através de Teresina. “Expandiu-se através de um grupo de abnegados trabalhadores espíritas, como Raul Cunha, Juca Cunha, Elias Torres, Rufina Gomes, Pedro Brito Conde, Francisco Paulo, Joca Vieira e outros liderados pela professora Firmina Sobreira. Atualmente, o Piauí conta com 62 centros espíritas, a metade deles em Teresina. Segundo Rosa Araújo, o objetivo básico da doutrina é a paz da humanidade. Por isso, a Federação Espírita Piauiense atende, mensalmente, a 12 mil pessoas por mês, através de assistência e serviços, como creches, por exemplo.
Os espíritas acreditam que a pluralidade da existência humana vai evoluindo de acordo com a reencarnação. “Cada vez que o espírito reencarna, ele evolui mais”, diz Rosa, ressaltando ainda que o Brasil é considerado a pátria do evangelho. Fonte: Robert Pedrosa / Jornal O Dia /Edição: Portal O Dia/ Por: Portal O Dia
http://www.portalodia.com/noticias/geral/dia-nacional-do-espiritismo-e--comemorado-no-dia-18-de-abril-18314.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails