26/03/2017

* 2017 - Dia Mundial do Chocolate.

Dia 26 de Março é o Dia Mundial do Chocolate. Na sua origem, era consumido pelos astecas e conhecido como a bebida dos deuses. Com o passar do tempo, ele chegou à forma que conhecemos hoje.
Para a alegria dos que são apaixonados por esta delícia, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde: alivia o estresse, combate a ansiedade, hipertensão e depressão, ajuda o raciocínio, melhora o humor, além de ser fonte de energia. Porém, deve ser consumido com moderação. A escolha do tipo de chocolate também é muito importante.
O chocolate meio amargo é o mais indicado, por conter baixo nível de açúcares e gorduras e maior porcentagem de cacau. Comentários à parte, todos concordam que o chocolate é uma iguaria irresistível. Para os chocólatras (compulsivos por chocolate), um dia a ser comemorado, claro, com muito chocolate. O chocolate povoa a imaginação de consumidores em todo o mundo. Veja por que: A Pesquisa vem da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan.
O Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células. Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabetes e aterosclerose (alterações nos vasos sanguíneos que levam a obstrução dos mesmos).Outro dado apontado na pesquisa, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo.
Quanto mais amargo, melhor! A pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, e publicada na conceituada revista americana International Journal of Obesity, apontou que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Humor em alta
O chocolate também é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar. Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que: -Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis. -O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).

http://www.proparnaiba.com/redacao/2011/03/26/26-de-mar-o-dia-mundial-do-chocolate.html
http://www.aguadoce.com.br/blog/posts/dia-mundial-do-chocolate/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails