11/03/2017

* 2017 - Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

O dia 11 de março foi proclamado o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo numa homenagem a todos os que perderam a vida, familiares ou amigos, em ataques terroristas. A data coincide com o atentado de Madrid em 2004, que causou 91 mortes e 1.800 feridos.
A eurodeputada espanhola Teresa Jiménez-Becerril (PPE) perdeu o irmão e a cunhada, que foram mortos pela ETA, e conhece bem a realidade do terrorismo. "A voz e as memórias das vítimas são a melhor arma para combater o terrorismo. Os terroristas querem o nosso silêncio, para que a sociedade esqueça os seus atos e crimes. Se continuarmos a recordar as vítimas, obrigamo-los a aceitar as suas responsabilidades". O mais importante, garante, é a prevenção.
"A segurança e a salvaguarda da vida dos cidadãos é muitas vezes entendida como um ataque às suas liberdades. Eu penso exatamente o contrário. O primeiro direito fundamental é o direito à vida e esse direito tem de ser sempre salvaguardado".
O eurodeputado britânico Sajjad Karim (CRE) encontrava-se no Hotel Taj Mahal em novembro de 2008 durante o ataque terrorista. "O terrorismo é um dos maiores desafios atuais, temos de nos unir nesta homenagem a todos os que perderam a vida ou foram afetados pelo terrorismo".
http://www.europarl.europa.eu/news/pt/news-room/20120308STO40237/11-de-mar%C3%A7o-dia-europeu-das-v%C3%ADtimas-do-terrorismo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails