24/03/2017

* 2017 - Dia do Bacharel em Gereontologia

A data 24/03 foi escolhida em votação on-line em 2010 e celebra a colação de grau da 1ª turma do bacharelado em Gerontologia da EACH/USP. Como pioneiros, acreditamos que torna-se imprescindível divulgar o nosso espaço dentro das temáticas relacionadas ao envelhecimento. O curso de Bacharerado em Gerontologia iniciou-se em março de 2005 e representa um marco importante na história da Gerontologia do Brasil, já que é o primeiro Bacharelado em Gerontologia em nosso país. Até então, a formação em Gerontologia ocorria em cursos de Pós-Graduação e Especialização. Com grande satisfação encerramos 2015 com muitos ganhos graças ao empenho de todos os Docentes, Discentes, Egressos e parceiros.
No decorrer do ano passado até agora conseguimos alcançar várias conquistas, dentre elas: um docente gerontólogo, egresso da casa, em nosso curso; firmado o convênio Geronto USP com Geronto Toluca (México); a ida de oito estudantes de Gerontologia para a Universidade de Toluca; a vinda de três estudantes da Universidade de Gerontologia Toluca para a EACH-USP; a continuidade do intercâmbio dos estudantes de Geronto para as Universidades de Portugal; a realização do I Congresso Internacional de Gerontologia da USP; visitas técnicas internacionais de docentes para a EACH e de nossos Docentes para o exterior; novos campos de estágios; início da discussão de reformulação dos estágios curriculares; divulgação do curso principalmente na mídia; aumento de número de candidatos interessados em Gerontologia na FUVEST; prosseguimento da regulamentação da profissão de Gerontólogo: aprovação do Projeto de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado; reconhecimento do Bacharel em Gerontologia pela SBGG Nacional; a troca constante de experiências da Gerontologia da UFSCAR; aumento da inserção de Gerontólogos no mercado de trabalho; o início da tramitação do duplo diploma com a Universidade Politécnica de Coimbra.
Vale destacar que o Mestrado em Gerontologia está em plena atividade desde o segundo semestre de 2015. Nosso trabalho continua com dedicação e compromisso pelo curso, visando melhorias na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, continuaremos desbravando oportunidades para os nossos egressos. Como resultado deste grande trabalho em conjunto, um trabalho de equipe, temos nossos Gerontólogos destacando-se em vários locais de trabalho como ILPIs, centros dia, home care, secretarias municipais e do estado, ONGs, centros de convivências, seguros de saúde, hospitais, empresas de consultorias em projetos da área do envelhecimento, educação gerontológica, na docência, pesquisa e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado), entre outros. Neste dia 24 de março, Dia do Gerontólogo, gostaríamos de parabenizar todos os Gerontólogos, e dizer que vocês são muito especiais, pela dedicação e cuidado, com as pessoas em processo de envelhecimento. Afinal, todos nós envelheceremos e necessitamos de mais qualidade de vida, em especial, na fase da velhice.

O que é Gerontologia?
A Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Busca compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.
Graduação em Gerontologia
No Brasil, a Gerontologia se constitui enquanto graduação em 2005, sendo oferecida pioneiramente pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/ USP). No ano de 2008 o bacharelado em Gerontologia também passa a ser oferecido na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O objetivo dos cursos de graduação em Gerontologia é formar um profissional generalista, com uma visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano e seus determinantes biológicos, psicológicos e sociais, pautando-se em preceitos éticos e científicos.
A Gerontologia Frente os Desafios do Envelhecimento
O aumento da expectativa de vida ou a esperança de vida ao nascer, a diminuição da natalidade e o acelerado processo de envelhecimento da população brasileira têm preocupado cada vez mais cientistas, intelectuais e formuladores de políticas públicas. Estima-se que em 2050 um quarto da população mundial será composta por idosos, o que equivalerá a 2 bilhões de habitantes. Ao contrário dos países desenvolvidos, o aumento da população idosa nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é acompanhado por necessidades sociais e de saúde como: analfabetismo, pobreza, elevada projeção de doenças crônicas, pouco acesso aos serviços sociais e de saúde, número insuficiente de programas para a população idosa, e ausência de políticas voltadas para a prevenção e promoção de saúde que considere o curso de vida. O desafio da Gerontologia como um campo de estudos e de atuação profissional concentra-se em garantir que a velhice e o processo de envelhecimento sejam processos orientados e bem-assistidos. Torna-se imprescindível que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por ganhos na qualidade de vida, satisfação e bem-estar.

O Gerontólogo
O Gerontólogo é um profissional generalista, com conhecimento teórico sobre os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo de envelhecimento. Este profissional está capacitado para compreender, criar, planejar, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, seus cuidadores familiares e ações de promoção do envelhecimento saudável. Gestão de casos: com atuação individual ou integrando a equipe multiprofissional, o gerontólogo fornece uma visão generalista e integral sobre o processo de cuidado, preocupando-se com os aspectos biopsicossociais envolvidos e com a promoção da qualidade de vida e bem estar.
Gestão organizacional: em instituições que prestam serviços à população idosa e voltados para a promoção do envelhecimento ativo.
Gestão de programas e projetos: planejando e/ou acompanhando ações voltados para a linha de cuidado e/ou para a promoção do envelhecimento ativo.
Socioeducação: atua na educação permanente de profissionais e na educação de cuidadores. Pode atuar com diferentes grupos etários na construção de conhecimento sobre o processo de envelhecimento e na valorização da pessoa idosa.
http://www5.each.usp.br/noticias/24-de-marco-dia-do-gerontologo/
http://abgeronto.blogspot.com.br/p/o-que-e-gerontologia.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails