07/12/2016

* 2016 - Dia Nacional da Silvicultura

A Lei nº 12.643/12, Lei da Silvicultura, promulgada no dia 15 de maio de 2012, institui o Dia Nacional da Silvicultura, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de dezembro, em todo o território nacional, com o objetivo de conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira acerca da importância da silvicultura, tanto para o meio ambiente quanto para a economia.
A palavra silvicultura provém do latim e quer dizer floresta (silva) e cultivo de árvores (cultura). Silvicultura é a arte e a ciência que estuda as maneiras naturais e artificiais de restaurar e melhorar o povoamento nas florestas, para atender às exigências do mercado. Este estudo pode ser aplicado na manutenção, no aproveitamento e no uso consciente das florestas. A silvicultura é divida em clássica e moderna. A clássica abrange as florestas naturais, buscando forças produtivas provenientes dos sítios ecológicos, e as restrições são determinadas pela necessidade de não prejudicar a estabilidade natural do ecossistema. Já a moderna, opera com as florestas plantações, que são mais autônomas do sítio natural, e mantidas artificialmente.
O objetivo de ambas é a produção de madeira e, durante seu manejo, é necessária a participação de técnicos de diversas áreas. Porém, a silvicultura moderna não tem apenas a finalidade de produzir madeira, mas também serviços e bens. Esta ciência busca definir o momento e forma como será feita a intervenção na floresta, para que se obtenha rendimentos elevados, sem prejudicar o equilíbrio ecológico. Para isso, é necessário ter informações sobre as condições do sítio ecológico, tipo de intervenção silvicultural, capacidade de regeneração e crescimento, intensidade de exploração. É preciso, também, desenvolver um plano das atividades florestais. Para que um projeto de silvicultura tenha sucesso, o planejamento e a implantação devem estar de acordo com as várias etapas do processo, que abrangem: estudo do clima, determinação da espécie e escolha do material genético, produção de mudas, preparo do solo, controle de pragas, colheita planejada, tratos culturais e silviculturais.
Você sabia que a silvicultura é a ciência que estuda os métodos naturais e artificiais para a manutenção do povoamento florestal? Por meio dela, atuamos na recuperação das florestas, principalmente das espécies em extinção, e no equilíbrio dos ciclos de renovação de nutrientes.
Fonte: Agência Embrapa de Informação Tecnológica.
https://www.organicsnewsbrasil.com.br/sem-categoria/hoje-e-o-dia-nacional-da-silvicultura/
http://www.dendrus.com.br/o-governo-federal-institui-o-dia-7-de-dezembro-como-do-dia-nacional-da-silvicultura/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails