14/12/2016

* 2016 - Dia Nacional da Ópera

Hoje, dia 14 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional da Ópera, mesma data em que ocorreu a encenação, no ano de 1860, da considerada primeira obra brasileira do gênero, no Teatro São Pedro Alcântara, Rio de Janeiro.
Com o libreto de José de Alencar, “A Noite de São João” foi composta por Elias Álvares Lobo e se tratava de uma comédia lírica, regida por Carlos Gomes. Desde a década de 70, a Fundação Clóvis Salgado – FCS, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, valoriza e difunde o gênero. Cerca de 70 montagens de sucesso já foram montadas, com os corpos artísticos da própria Fundação e participação de artistas de renome nacional e internacional.
A mais recente montagem da FCS, apresentada em outubro, foi a Lucia Di Lammermoor, de Gaetano Donizetti. Com direção musical e regência do maestro Silvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes, a ópera trouxe  a trama de amor, loucura e poder dos clãs Ashton e Ravenswood que tem ao centro o amor impossível da jovem e apaixonada Lucia. Realizada pela primeira vez na FCS há 30 anos, a obra, originalmente ambientada na Escócia do século XVII, foi atualizada e ganhou contornos contemporâneos e atemporais em 2015. A ópera é uma herança da corte portuguesa na época da colonização, mas o gênero se difundiu, ganhando um numeroso público.
A Casa de Ópera de Vila Rica, hoje, Teatro Municipal de Ouro Preto, foi inaugurada em 1770, comprovando a vocação mineira para a apreciação desses espetáculos. O espaço se destacou devido à seleção criteriosa de elenco e obras, além de levar mulheres ao palco, o que não era admitido na época. Acompanhe a programação da FCS e não perca a oportunidade de viver toda a emoção que só uma ópera é capaz de proporcionar.

Mais informações=> http://fcs.mg.gov.br/
http://www.teatromineiro.mg.gov.br/27-noticias2/51-no-dia-nacional-da-opera-conheca-as-recentes-montagens-operisticas-mineiras

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails