18/12/2016

* 2016 - Dia Internacional do Migrante

O Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante, é celebrado anualmente no dia 18 de dezembro. A data foi proclamada em 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas sendo celebrada neste dia desde então. 
Quem é migrante?
É considerado migrante a pessoa que:
É forçada a deixar o seu país ou que o faz voluntariamente;
Procura uma vida melhor ou uma vida diferente;
Possui autorização de residência num determinado país;
Vive na clandestinidade.

No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Anualmente neste dia realizam-se diversas atividades, desde vigílias em memória daqueles que perderam a vida a sair do país natal, à exibição de documentários sobre a migração, por exemplo.
Ao longo da história do homem, a migração tem sido uma manifestação corajosa da vontade da pessoa em superar a adversidade e em alcançar uma vida melhor. Com a globalização e com as novas tecnologias de comunicação, cada vez mais pessoas desejam passar fronteiras.
Segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações), em 2015 registaram-se 1.011.712 chegadas de migrantes à Europa, com 341,055 chegadas por mar. Registaram-se 4,271 mortes.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-das-migracoes/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails