07/12/2016

* 2016 - Dia Internacional da Aviação Civil

O Dia Internacional da Aviação Civil foi celebrado pela primeira vez a 7 de Dezembro de 1994, para comemorar os 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional, em Chicago, EUA. Entretanto, a Convenção de Chicago estabeleceu a criação uma organização  para regulamentar a aviação civil internacional,  e discutiu questões como a segurança de voos e os direitos dos aeronautas. Neste âmbito, criou-se em  6 de Junho de 1945 uma organização provisória, até que o tratado entrasse em vigor.
Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente a data (7 de Dezembro) como o Dia Internacional da Aviação Civil. A aviação civil é qualquer utilização não-militar da aviação. Dentre as utilizações estão: aviação desportiva, voos panorâmicos, acrobáticos, aeronaves experimentais, ultraleves, e transporte de passageiros e cargas com fins comerciais. Refira-se que a Aviação veio revolucionar todo o sistema de ligações entre os povos como aconteceu nos séculos XIV, XV e XVI, com as Navegações.
Face à elevada e imprescindível ação desempenhada por este meio de transporte nas relações entre todos os povos, a aviação contribuiu para a proximidade e desenvolvimento, constituindo um fator socioeconómico de maior valia. Foi também a Aviação, um dos elementos básicos do Turismo, que contribuiu para o desenvolvimento económico, possibilitando a deslocação de grandes correntes de visitantes entre vários países, ajudando a expandir a economia e, com as suas receitas, contribuindo para o equilíbrio da balança de pagamentos.
A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) é uma agência especializada da  ONU, criada em 1944 com 191 países-membros. Tem a sede permanente em Montreal, Canadá. A OACI tem como principais objetivos o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos. Desenvolve também um trabalho importante no campo da assistência técnica, procurando organizar e dar maior eficiência aos serviços de infraestrutura aeronáutica nos países em desenvolvimento.
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/transporte/2013/11/49/Comemora-hoje-Dia-Internacional-Aviacao-Civil,1ec0e9b4-df62-4157-a2a3-f8978333e29b.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails