17/12/2016

* 2016 - Dia do Engenheiro de Produção

O engenheiro de produção é fundamental em empreendimentos de quase todos os setores. Cabe a ele gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade.
Ao associar conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia, é capaz de propor procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos.
Também é requisitado por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho. Vários cursos permitem ingressar nesta carreira como tecnólogo. 
VÁRIAS ÊNFASES PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Algumas escolas direcionam o curso para uma habilitação específica, sendo mecânica a mais comum. Mas há cursos focados em agroindústria, construção civil, indústria química, automotiva, elétrica, metalúrgica, têxtil, gestão ambiental, software e serviços.

O que você pode fazer
Desenvolvimento organizacional Analisar e definir a estrutura de uma empresa.
Economia empresarial Gerenciar a vida financeira de uma empresa, lidando com custos e aplicação de recursos.
Engenharia do trabalho Administrar a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.
Planejamento e controle Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.
Produção agroindustrial Atuar na produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.
Simulação de processos Antecipar problemas e encontrar soluções, com o uso de ferramentas de TI.

Mercado de Trabalho
Este é um profissional generalista, com conhecimentos de toda a cadeia produtiva. Por isso, tem um vasto campo de trabalho. Ele é procurado não apenas pela indústria, mas também por empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde. Estão aquecidas as áreas de produção na indústria de bens de consumo e de logística em empresas de diversos setores.
Bancos e corretoras também absorvem o profissional para atuar como analista de investimentos. A maioria das vagas está no Sudeste e no Sul. Mas a instalação de indústrias no Ceará e em Pernambuco abre o mercado nordestino. Merece destaque, ainda, o Centro-Oeste e o interior paulista, com a agroindústria.

Curso
O curso se inicia com as disciplinas básicas das engenharias e segue com as específicas, como gestão de investimentos e organização do trabalho. Nos anos finais, acrescentam-se conteúdos de Sociais Aplicadas, como administração e economia, e o aluno começa o estudo de matérias próprias da habilitação escolhida. Para se diplomar, é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia.
Duração média: 5 anos.
Outro nome: Eng. Ind.
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-de-producao/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails