19/11/2016

* 2016 - Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro. Chamar atenção para os cuidados da saúde masculina é um dos principais do Dia Internacional do Homem. Nesta data também se debate outros temas, como a conscientização da igualdade entre gêneros e o destaque dos papéis positivos do homem na sociedade.
O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher. O Dia Internacional do Homem também é mote para a luta contra o sexismo, destacando a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

Origem do Dia Internacional do Homem
A International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago, promovida pelo Dr. Jerome Teelucksingh e com o apoio das Organizações das Nações Unidas – ONU. A ideia do Dr. Jerome era de ajudar os homens a estarem mais atentos a sua saúde, assim como conscientiza-los sobre os princípios da igualdade de gêneros.

Dia Nacional do Homem
No Brasil, o Dia do Homem é comemorado a nível nacional em 15 de julho. Esta data, considerada uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, tem os mesmos objetivos da Internacional Men Day.

Principais objetivos do Dia Internacional do Homem
Melhoria da educação entre os homens;
Luta contra a tolerância da violência entre homens e meninos;
Melhoria na expectativa de vida dos homens;
Focar na importância da paternidade e nos modelos paternos ou masculinos;
Conscientização pelos cuidados da saúde masculina;
Ajuda psicológica para os homens.


https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-do-homem/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails