24/11/2016

* 2016 - Dia do Tecnólogo das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Segundo o Conselho Nacional de Educação/MEC, o Tecnólogo é um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada modalidade profissional, porque possuem formação específica para aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada a inovação tecnológica e a difusão de tecnologias, gestão de processos de produção de bens e serviços e o desenvolvimento da capacidade empreendedora.

 Diferença entre TECNÓLOGO e ENGENHEIRO
O Tecnólogo é um profissional com formação em uma determinada modalidade de uma área, enquanto que o Engenheiro é um profissional com formação em uma área, portanto tem um curso mais abrangente, ou seja contempla várias modalidades.

A formação específica não significa uma formação parcial ou incompleta como alguns interpretam. O Tecnólogo tem na graduação conteúdos básicos, humanísticos e profissionais gerais e específicos. Engenharia é um curso de projeto, desenvolvimento. Um engenheiro tem como prerrogativa desenvolver, criar, projetar coisas novas a partir de conhecimento científico disponível. Ao tecnólogo cabe implementar, manter, adaptar. Assim, exceto projetar novos produtos, o Tecnólogo está apto a gerir a "engenharia disponível" na maioria das empresas, isto é, implementar, administrar, manter e avaliar tecnicamente custos, qualidade e novas tecnologias.

Definições:
- Tecnologia é um conjunto de técnicas de um domínio em particular, é o produto de ciências aplicadas numa atividade ou num bem.
- Técnica é um conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência
- Tecnólogo é o indivíduo versado em tecnologia. Se a função do cientista é saber e do engenheiro é fazer (projetar/ construir) a do tecnólogo é aplicar.
Estamos apenas no início. Um longo caminho ainda a percorrer. Uma nação em franco desenvolvimento, mas com problemas históricos a solucionar. O ensino tecnológico surge como alternativa real para diminuir o “gargalo” da mão de obra desqualificada em nosso país. Pesquisa realizada com tecnólogos formados pelas Faculdades de Tecnologias (Fatecs) do estado de São Paulo indicam que após um ano de conclusão do curso, a empregabilidade na área de infraestrutura, incluindo Construção de Edifícios, é da ordem de 93,6%. Teremos um papel importante nesta conjuntura. Estamos num país com déficit de 7 milhões de moradia e com uma indústria da construção, que nos últimos anos alcançou elevados índices de crescimento, mas, ainda adota métodos amadorísticos de funcionamento, contribuindo para a degradação do meio ambiente e aumento dos custos finais.
Seremos tecnólogos num mundo que necessita de práticas sustentáveis, uso de tecnologias adequadas, com alta competitividade entre os profissionais, num mercado acirradíssimo e que apresenta alto grau de variabilidade econômica. Porém, cabe a cada um definir o planejamento da carreira, escolhendo o grau de competência, comprometimento, ética e respeito ao meio ambiente. O caminho é bastante promissor.
http://www.cesed.br/construcaoedificios/blog/?p=262
http://www.piresdecampos.com/tecnologo-texto.htm

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails