27/11/2016

* 2016 - Como surgiu o jogo do Bingo

O popular jogo de bingo, divertido, empolgante e capaz de socializar as pessoas, surgiu em plena Idade Média, no ano de 1530 em Gênova, na Itália, dentro da classe política como um tipo de loteria e era conhecido como “Lo Giuoco del Lotto”, Em Gênova se trocava de forma periódica os integrantes da Câmara e do Senado e para evitar que aqueles que não fossem escolhidos fizessem acusações de favorecimento a determinadas pessoas, essa substituição era feita através de um sorteio, onde bolas com os nomes das pessoas que iriam concorrer aos postos da Câmara e do Senado eram colocadas em uma urna e sorteadas.
A partir desse costume, iniciou-se uma loteria, sorteada todos os sábados, chamada “Lo Giuoco del Lotto D’Itália” e que se tornou muito famosa durante a década de 1530 na Itália. Por ser um jogo de azar ou sorte, onde a habilidade do jogador pouco conta, se tornou popular e chegou à França no final de 1770, onde passou a ser chamado de “Le Lotto” e era jogado apenas pelos franceses ricos, como hobby ou distração.
No século XIX, há relatos de que algo muito parecido era usado em escolas Alemãs para ajudar os alunos a aprender matemática, ortografia e história, mas logo caiu em desuso. Mas um comerciante de passagem pela Alemanha gostou do jogo e o levou para os Estados Unidos, fez algumas alterações e passou a explorá-lo como novidade em feiras livres.
Edwin S. Lowe (1911 – 23 de fevereiro de 1986) foi um fabricante de brinquedos, que ficou conhecido por recriar e popularizar o jogo do Bingo. Edwin nasceu na Polónia e estudou na Palestina, para posteriormente mudar-se permanentemente para os Estados Unidos da América, aos dezoito anos de idade.Enquanto negociante de brinquedos, Lowe deslocava-se pelo país frequentemente.
Foi assim que, em dezembro de 1929, numa viagem a Jacksonville, Geórgia, Edwin S. Lowe encontrou um grupo de indivíduos jogando um jogo popular chamado “Beano”. O “Beano” compõe-se de uma série de discos numerados, e de cartões onde são inscritos esses números. Quando os discos são retirados de um saco um a um e chamados, os jogadores deverão procurar o número no seu cartão.
O primeiro a preencher uma linha horizontal, vertical ou diagonal deve anunciar em voz alta “Beano!”, para ganhar a partida. Crê-se que o “Beano” deriva dos jogos de Loto europeus, cuja origem remonta à Itália de 1530, data da unificação desse país, onde se começou a organizar em intervalos regulares o “Giuocco del Lotto d´Italia”.

Após a sua experiência em Jacksonville, Lowe recriou o jogo a que tinha assistido, convidando alguns amigos para experimentarem o “Beano”. Uma das participantes ficou tão contente por ganhar, que em vez de gritar “Beano!”, anunciou “Bingo!”  O jogo revelou-se tão popular entre os seus amigos e conhecidos, que Lowe começou a imprimir cartões, que posteriormente comercializou, com o nome “Bingo”.
A companhia de brinquedos de Lowe foi vendida pela quantia de 26 milhões de dólares em 1973 a Milton Bradley.  Com 75 anos, Edwin S. Lowe morreu na sua residência em Manhattan.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edwin_Lowe

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails