25/10/2016

* 2016 - Dia Nacional do Macarrão

Dia 25 de outubro um dos alimentos preferidos em todo o mundo e presente em praticamente todos os lares brasileiros. Falamos do macarrão, que tem em sua composição carboidratos, considerado a principal energia para o corpo. Um conceito antigo apregoa que o macarrão e o carboidrato são vilões da obesidade, mas atualmente muitos estudos já mostram que, para emagrecer, o ideal é o equilíbrio: nada de eliminar nutrientes, apenas consumir em quantidades adequadas. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) e publicada pela revista inglesa The New England Journal of Medicine concluiu que diferentes dietas (com exclusão de carboidratos, gorduras ou proteínas) geram a mesma perda de peso em longo prazo.
A posição também é respaldada pelo Consenso Científico da Saudabilidade da Massa, corroborado por 15 cientistas de 13 países diferentes. Os benefícios do carboidrato são muitos. Além do principal deles, que é dar energia o suficiente para o dia-a-dia, uma pesquisa da Universidade de Auckland mostra que o nutriente desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho. “Além disso, o baixo nível glicêmico do macarrão permite que a digestão seja realizada em mais tempo, prolongando o efeito de saciedade”, diz Vanderli Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Além disso, a falta de carboidrato pode trazer diversos prejuízos ao organismo. “O nutriente é responsável pela energia que gastamos durante o dia. Sem ele, o corpo busca força nos músculos e acabamos perdendo massa magra, o que gera flacidez. Além disso, em longo prazo a ausência dele pode causar diminuição da capacidade cognitiva, atenção e memória, além de alterar o humor”, afirma Marchiori. Para tornar seu prato mais saudável, prefira molhos menos calóricos, como ao sugo ao invés do quatro queijos, e acrescente legumes e proteínas, como frango desfiado com abobrinha ralada ou atum com cubinhos de tomate e cenoura ralada, o que torna o prato nutritivo e completo. Outra boa ideia é usar a massa integral, que tem mais fibras e facilita a digestão.
“Um bom prato de macarrão a bolonhesa, por exemplo, é simples, fácil, rápido de fazer e super equilibrado, com quantidades exatas dos nutrientes que precisamos”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails