27/10/2016

* 2016 - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Em 27 de outubro acontece o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemoração aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações.

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2015
“Arquivos em risco: protegendo as identidades do mundo” é o tema deste ano do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro. Proclamado pela UNESCO em 2005, o Dia procura aumentar a consciência sobre a importância dos documentos audiovisuais e chama a atenção para a urgente necessidade de protegê-los.
Com o segundo maior acervo documental de imagens em movimento do Brasil, o Arquivo Nacional recebeu este ano o Prêmio Especial de Preservação da Academia Brasileira de Cinema pelo trabalho realizado na conservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro.Anualmente, o AN promove, em conformidade com a proposição da UNESCO e da FIAF (Confederação Internacional de Arquivos Fílmicos), da qual é membro pleno, comemorações relativas ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, quando são discutidas ações de preservação e difusão do acervo de imagens em movimento de cada país.
Para comemorar a data, a instituição realizará um evento onde será discutida a formação da identidade brasileira a partir da contribuição dos povos e indivíduos que têm origem na diáspora africana, com ênfase na cidade do Rio de Janeiro.
No dia 27/10 acontece a abertura pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, às 14 hs. Às 15h exibição dos documentários "O Porto do Rio", "Serra do Caxambu, "Kbela" e "Pedra Que Samba", seguido de debate com os diretores e com a professora e pesquisadora Hebe Mattos (UFF). Haverá entrega de certificado de participação.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails