25/10/2016

* 2016 - Dia Mundial do Macarrão:

O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo em Roma, na Itália, em 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão). No Brasil, o Dia Internacional do Macarrão é comemorado pela Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias - Abima -, que geralmente promove doações de macarrão a vários estados. No Brasil, o 3º maior produtor e consumidor mundial, a responsável pela comemoração é a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O mercado brasileiro de massas alimentícias faturou em 2011 mais de R$ 6,1 bilhões, e foram consumidos mais de 1 milhão de tonelada.
Nosso consumo per capita é de 6,2 kg por ano. Alguns pesquisadores dizem que a massa surgiu na China, outros dizem que apareceu na Palestina da Antiguidade, há ainda quem diga que foram os Gregos que a consumiram pela primeira vez, mas uma coisa é consenso: apenas na Itália o macarrão se tornou como o conhecemos hoje. O macarrão chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e, desde então, não sai mais da mesa do Brasileiro. O Dia Mundial do Macarrão depois de 18 anos a data continua sendo comemorada em diversos países com o objetivo de mostrar os benefícios do macarrão e suas diferentes formas de preparo.
Fonte de carboidratos, o macarrão é capaz de fornecer energia para as atividades diárias. Por isso, é importante tê-lo sempre presente na alimentação. Com diferentes formatos, tipos e molhos fica difícil escolher apenas um e, acompanhados de legumes, verduras e uma proteína, como carne, frango, peixe ou ovo, ficam ainda mais saborosos. Agora, que tal saborear uma macarronada?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails