20/10/2016

* 2016 - Dia Mundial do Bulling

Provavelmente você já ouviu falar em bullying. Este comportamento agressivo e humilhante ocorre geralmente nas escolas e pode até mesmo incluir ameaça. Conforme o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo são regularmente vítimas de bullying na escola.

Na maioria dos casos o bullying é realizado verbalmente:
Provocação;
“Excluir” outras crianças do grupo de amizade;
Zombaria;
Colocar apelidos.
E fisicamente:
Bater;
Arranhar;
Cuspir;
Roubar.


O Dia Mundial de Combate ao Bullying é celebrado em 20 de outubro. No Brasil comemoramos em 07 de abril referente a data em que Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola municipal que estudou e que havia sido vítima de bulluing, no Rio de Janeiro, disparando contra os alunos presentes e infelizmente tirou a vida de doze deles. É importante pensarmos na saúde psicológica das crianças. Perguntas simples podem ser feitas no fim do dia, fazendo com que o diálogo torne-se um hábito no lar:
“O que você mais gostou de fazer hoje?”, “O que você menos gostou de fazer hoje?, “Quais foram as brincadeiras que tiveram no intervalo?”, “Como estava a professora hoje?”, etc. Se perceber que seu filho permanece triste e distante, é indicado procurar ajuda de um psicólogo.
Devemos aproveitar datas como estas para alertar os perigos desta prática tão prejudicial para crianças e adolescentes, combatendo assim os casos de violência que surgirem. Publicado por Vanessa Cavalcanti  

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails