20/10/2016

* 2016 - Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

O Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado em 20 de Outubro. A data celebra o profissional responsável em gerir, organizar e monitorar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo, evitando que se choquem com outras aeronaves ou para dar suporte aos pilotos, caso haja algum problema no voo. Também é de responsabilidade do controlador de tráfego aéreo emitir as autorizações de decolagem e aterrissagem das aeronaves pelos pilotos.
Os controladores de tráfego aéreo ficam em torres de controle, normalmente em cada um dos aeroportos. Esta profissão exige muita concentração e responsabilidade, pois a vida de centenas de pessoas estão dependendo de uma boa supervisão dos controladores aéreos. Os controladores de tráfego aéreo, para estarem aptos a exercerem a atividade, devem fazer um curso especializado em controle de aeronaves.

Origem do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, segundo algumas fontes, é comemorado em 20 de Outubro devido ao primeiro encontro mundial entre os controladores de voo, que aconteceu neste mesmo dia em 1960. O evento foi realizado na Grécia, onde também foi criado o IFATCA - Internacional Federation of Air Traffic Controllers Assns (Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo). http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-controlador-de-trafego-aereo/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails