20/10/2016

* 2016 - Dia do Maquinista

O Dia do Maquinista é celebrado anualmente em 20 de outubro. Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis pela condução dos transportes ferroviários no Brasil. Também conhecido como Dia do Maquinista Ferroviário, esta data foi oficializada a nível nacional através do Decreto de Lei nº 12.621, de 8 de maio de 2012.
Porém, desde 2002, o Estado de São Paulo já havia oficializado o Dia do Maquinista por via da lei nº 11.048, de 9 de janeiro de 2002. A escolha do 20 de outubro para celebrar o Dia do Maquinista é uma homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907.
Infelizmente, o Brasil não conta com uma grande “malha ferroviária”, meio este de transporte que seria de grande auxilio no país, visto a sua imensa dimensão territorial.

Um comentário:

Walkirio disse...

Bom dia! Pesquisando nas ondas da grande rede, sobre a origem correta do Dia do Maquinista Ferroviário e o Dia do Ferroviário, encontre a sua página. Sou Maquinista Aposentado- RFFSA- da Regional E.F. Leopoldina ( lendária 7ª Divisão). Estou "super - super feliz" por estar lendo esta matéria. Obrigado pela lembrança/matéria. Um Feliz Dia do Maquinista Ferroviário para todos aqueles ( ontem/hoje e sempre) que conduziram com maestria, amor, responsabilidade os comboios ferroviários por este Brasil afora.
Meu nome? Walkírio Silva
Maquinista Aposentado RFFSA/ E.F. Leopoldina- 7ª Divisão Operacional

Related Posts with Thumbnails