28/10/2016

* 2016 - Dia do Engenheiro Aeronautico

A Engenharia Aeronáutica é o setor responsável pelo desenvolvimento e manutenção das tecnologias empregadas na construção e operação de helicópteros, aeronaves e outros veículos que cruzam os ares! Chamamos de engenheiro aeronáutico o profissional formado nessa ciência, e é ele o responsável pelo desenho de aviões e foguetes, por exemplo. Separamos o mais importante para entender a rotina, os desafios e as principais oportunidades na carreira dos Engenheiros Aeronáuticos neste post. Sempre teve vontade de entender como aviões voam, por que helicópteros ficam parados no ar ou sonhava com a oportunidade de construir seu próprio foguete? Conheça um pouco mais sobre o que faz um engenheiro aeronáutico e veja se essa não é a carreira para você!

Como é o curso de Engenharia Aeronáutica?
A este engenheiro cabe escolher os materiais utilizados na construção de aeronaves, a supervisão e realização de testes que garantem o seu funcionamento correto. Também cabe a ele a criação e implementação dos sistemas de navegabilidade que ajudam essas aeronaves a funcionar. Além de instrumentos de controle e automação que tornam o dia a dia dos pilotos um pouco mais fácil.
Grade curricular
Assim como nos demais cursos de engenharia, o candidato passa por um ciclo de formação básico que dura, em média, dois anos e depois tem aulas das disciplinas específicas da sua área de atuação. Quem planeja estudar Engenharia Aeronáutica deve se preparar para ver bastante sobre aerodinâmica, estrutura de turbinas e motores, aulas de mecânica de voo e estruturas aeroespaciais, além de aprender um pouco mais sobre combustíveis e design.
 
Durante o curso, ademais da física, o aluno aprenderá mais sobre estatística, cálculo, como funcionam as aeronaves e quais são os materiais ideais para sua construção. Mecânica, termodinâmica e até mesmo administração também são disciplinas que fazem parte da formação de um engenheiro aeronáutico. Dessa forma, os profissionais são capazes de ter uma compreensão tridimensional das atribuições dessaengenharia e podem atuar, tanto em projetos quanto na manutenção, com a mesma flexibilidade.
O que faz um engenheiro aeronáutico?
A indústria aeronáutica brasileira é um mercado que movimenta bilhões e a produção e comercialização de aeronaves segue em alta. O engenheiro graduado nesta área encontra muitas possibilidades de atuação no mercado, desde a construção de novos aviões até a manutenção daqueles que já estão voando por aí. Existem ainda oportunidades de trabalho em pesquisa e na carreira militar, em que o profissional terá a oportunidade de atuar junto à Força Aérea Brasileira.
A engenharia espacial vai além de aeronaves?
Muita gente sonhou em ser astronauta quando criança, vislumbrando a possibilidade de desbravar o mundo! Quem cresceu e não deixou o sonho morrer, tem na Engenharia Aeronáutica uma ótima oportunidade de começar a pensar na carreira a sério.

A Engenharia Espacial é um dos campos de atuação em que o engenheiro aeronáutico pode atuar. O engenheiro espacial constrói foguetes e satélites no lugar de naves, drones e motores para aviões. É ele o responsável pelo design, funcionamento e construção das estruturas que levarão robôs, câmeras e homens a outros lados de nossa galáxia.

http://www.fumec.br/blog/cursos/o-que-faz-um-engenheiro-aeronautico/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails