30/10/2016

* 2016 - Dia do Designer de Interiores

No Dia do Designer de Interiores saiba mais sobre o que faz esse profissional
Criativo, este profissional combina visão estética com conhecimentos técnicos. Dia 30 de outubro é o dia do Designer de Interiores, profissional criativo, que combina visão estética com conhecimentos técnicos e habilidades práticas. Ele quem cria e executa ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade, sejam eles residências, salas comerciais e espaços em locais públicos. Este profissional pode ser responsável pelo desenho de imóveis (criando peças de acordo com as necessidades do cliente), pela decoração e paisagismo (decorando ambientes residenciais e comerciais internos), pelo projeto em si (elaborando plantas e maquetes indicando cores, estilo e a disposição de móveis e objetos em certo espaço) e pelo gerenciamento (acompanhamento da compra de móveis e acessórios, realização de orçamentos). O profissional de Design de Interiores pode ainda se especializar em um ou mais segmentos de atuação, sejam eles residencial, comercial ou o Design Sustentável, este último uma grande tendência mundial.

É comum confundir decorador, designer de interiores com o arquiteto. O decorador é aquele profissional formado (ou não) em um curso de curta duração ou é um autodidata. Suas atribuições são muito restritas, pois seu conhecimento sobre vários componentes de uma obra é nulo. Sua função restringe-se à escolha de acessórios, móveis ou cores sem que altere fisicamente a obra. Não pode interferir no ambiente nem mesmo no detalhamento de mobiliários cuja atribuição é do designer de interiores.

O designer de interiores, além do trabalho do decorador que vem ao final do projeto tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos.

O arquiteto e sua formação se dão através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.
http://novo.caupi.org.br/?p=3217

http://revista.zapimoveis.com.br/no-dia-do-designer-de-interiores-saiba-mais-sobre-o-que-faz-esse-profissional-3543146-sc/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails