25/10/2016

* 2016 - Dia do Cirurgião-dentista

Você sabe a diferença entre dentista e ortodontista? O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc. Mas principalmente, na prevenção de doenças dentárias e sistêmicas, em especial de manifestação oral destas doenças como câncer, leucemia, disfunção da articulação temporomandibular, dentre outras. Além disso também pode atuar na estética (dentística).
De maneira geral, o dentista exerce suas atividades profissionais por especialidades como: prótese dentária, endodontia, periodontia, ortodontia e ortopedia facial, implantodontia, cirurgia bucomaxilofacial, disfunção temporomandibular e dor orofacial, odontogeriatria, dentística, odontopediatria e também auxilia na confecção de equipamentos para odontologia. A Ortodontia é uma especialidade odontológica que visa prevenir, diagnosticar e tratar irregularidades nos dentes e na face. Se você tem dúvidas sobre o que é ortodontia, saiba que "ortodontista" é o título que é atribuído ao dentista especialista em ortodontia, isto é, em irregularidades na formação dentária.
Basicamente, a odontologia especializada em ortodontia busca corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares. Os dentes mal posicionados prejudicam a aparência e podem causar cáries, doenças na gengiva e perda óssea, além de possível perda dos dentes. Vale ressaltar que dentes mal alinhados causam também uma força inadequada sobre os músculos da mastigação, podendo levar a dores de cabeça, pescoço, ombros e costas.
Logicamente, apenas um ortodontista pode decidir quando o tratamento ortodôntico é necessário com os devidos e respectivos equipamentos e diagnósticos. http://www.amoodontologia.com.br/artigo/7/2013-01-08/diferenca-entre-dentista-e-ortodontista

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails