30/10/2016

* 2016 - Dia do Balconista

O Dia do Balconista é comemorado anualmente em 30 de Outubro, no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento. É através dos balconistas ou atendentes que os clientes se comunicam inicialmente com a loja, sendo considerados a "cara" da marca, empresa ou estabelecimento. O balconista, além de saber informar corretamente e prontamente os clientes sobre todos os produtos e serviços da empresa para qual trabalha, deve ser sempre simpático e atencioso com as pessoas que atende. São os responsáveis pelo processo final de uma compra, fazendo o controle do caixa.

Origem do Dia do Balconista

A origem do Dia do Balconista está intrinsecamente relacionada com a luta dos comerciários no começo do século XX pela conquista dos direitos trabalhistas. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. Os "caxeiros", como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos.
Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas. As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciantes marchando em direção ao Palácio do Governo. A manifestação ficou conhecida como "Passeata dos 5 mil".
Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela Presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista. Em algumas cidades brasileiras ainda se comemora o Dia do Balconista de Farmácia, em 21 de Setembro.
 http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-balconista/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails