21/10/2016

* 2016 - Dia da Maça

Este dia foi escolhido pela Associação Common Ground, em 21 de outubro de 1990 e celebrado pela primeira vez em Covent Garden, Londres, como uma forma de incentivar o consumo da fruta tão benéfica à saúde! A maçã é o fruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosaceae. É um dos frutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do gênero Malus que são usados ​​pelos seres humanos. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono.

Alguns benefícios da fruta:
O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.  Existem várias formas de se consumir maçã. Apesar da mais recomendada para a saúde ser crua e fresca, que não deixa de ser uma sugestão saborosa, também existem algumas delícias feitas com o fruto. Só tome cuidado para não exagerar!
Torta de Maçã
Maçã do Amor
Mousse de Maçã
Panqueca de Maçã
Apfelstrudel (folhado de maçã)

Curiosidades :
Há mais de 7 500 espécies e variedades de maçãs.
A deusa grega da discórdia Eris, ficou insatisfeita depois que ela foi excluída do casamento de Peleu e Tétis. Em retaliação, ela jogou uma maçã de ouro na festa de casamento.
A maçã foi considerada, na Grécia antiga, o símbolo do amor.
Um dos problemas para identificar as maçãs na religião, mitologia e lendas populares é que a palavra "maçã" era usado como um termo genérico para todos os frutos (estrangeiros).
A marca de eletrônicos Apple adotou a maçã como marca registrada. A dentada na maçã foi introduzida no design para que não fosse confundida com uma cereja. O nome Macintosh, um dos produtos da empresa, é inspirado no tipo de maçã McIntosh Red, variedade comum nos Estados Unidos.
No site MegaCurioso, também encontrei mais uma curiosidade interessante sobre a maçã:

"Sabe aquela brincadeira bem comum das festas juninas, na qual maçãs são colocadas em uma bacia cheia de água e as pessoas devem tentar pescar a fruta com uma mordida? De acordo com o site, essa brincadeira teve origem na época dos celtas, quando eles celebravam a colheita da maçã, no dia 31 de outubro. Os celtas acreditavam que nessa data era possível atravessar a linha que separa o nosso mundo do mundo mágico, e aqueles que quisessem passar para o outro lado deveriam vencer um desafio que envolvia enfrentar dificuldades na água para capturar uma maçã. Assim, quando você for tentar a sorte na próxima quermesse, já sabe onde é que você pode ir parar!"
Fontes de consulta: Wikipédia - Maçã
ClickGratis - Receitas com Maçã
MegaCurioso - Maçã na tina de água

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails