21/10/2016

* 2016 - Dia da Iluminação

Desde a descoberta do fogo na pré história o homem tem fascínio pelo brilho e a intensidade da luz e desta forma deu inicio a história da iluminação artificial. O homem pré histórico pôde deixar marcas de sua vida nas cavernas escuras através de tochas, e posteriormente quando os primeiros cultos e lendas foram celebrados, a luz teve papel fundamental em representações teatrais primitivas. Na idade antiga a espiritualidade se tornou mais expressiva na vida da humanidade agora civilizada, além disso, a popularização do teatro na Grécia antiga fez com que a dependência da luz fosse inevitável.

Evolução da Iluminação

Mas apenas na idade média a Luz passou a ter caráter exclusivamente decorativo, grandes instalações da época como castelos, igrejas e catedrais passaram a ter vitrais que se utilizavam do efeito da iluminação natural para dar brilho e cor ao seu interior e também de grandes castiçais, candelabros e lustres mantidos com velas, lamparinas a óleo ou tochas essas podendo ser utilizadas de forma individual nas paredes laterais.
Lustres Clássicos que estão presentes na decoração contemporânea são oriundos dessa época, clássicos como Maria Thereza, Elizabeth, Deauville ente outros já eram usados para esbanjar garbo e sofisticação. Em 21 de outubro de 1879, Thomas Alva Edison fez com que uma lâmpada brilhasse por 48 horas contínuas e este dia então é considerado o dia mundial da iluminação.
Nos dias atuais a paixão por iluminação continua intensa e mais do que nunca gerando um amplo e lucrativo mercado que cresceu 21% nos últimos 3 anos, principalmente no meio corporativo, onde existe uma grande necessidade de orçamentos e projetos adaptados a realidade de cada empresa que tem como objetivo otimizar seus gastos sem perder sua identidade, pois além de iluminar, os sistemas de iluminação devem prezar por requisitos que ganham cada vez mais importância no mundo moderno: qualidade e eficiência energética.
Por outro lado a iluminação decorativa ganha espaço individual no segmento de decoração de interiores, projetos luminotécnicos são desenvolvidos com a mesma importância do projeto arquitetônico principal das construções modernas. Desde o fatídico dia 21/10/1879 a lâmpada incandescente sofreu diversas alterações, passando por fluorescentes, halógenas e hoje com a econômica e durável LED que dão maior versatilidade em itens de iluminação tanto na linha técnica quanto decorativa. 

http://www.newlight.net.br/blog/dia-da-iluminacao/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails