25/10/2016

* 2016 - Dia da Democracia

A Democracia é o regime político em que a responsabilidade pelas decisões mais importantes do estado pertence ao povo, “o governo do povo pelo povo”. Sua origem teórica remonta, entre outras fontes, dos textos do filósofo grego Aristóteles. Existem diferentes tipos de democracias, sendo os dois mais importantes a democracia direta, onde o povo expressa sua opinião com relação a cada assunto discutido e a democracia representativa em que a vontade do povo é expressa através de representantes eleitos pelo povo. 
Apesar da dificuldade em se estabelecer o número exato de democracias no mundo, acredita-se que aproximadamente 120 estados utilizam este regime político atualmente. A dificuldade em determinar esse número se dá pela tênue linha que separa os regimes democráticos dos regimes autocráticos, países em que a vitória do partido do governo se repete sobre a opressão dos partidos de oposição. 
Frente à importância do povo para o bom funcionamento do regime democrático ações como o dia da democracia (25/10) buscam conscientizar a população de suas responsabilidades individuais na sociedade. Foi no sentido de estimular os valores democráticos e de cidadania que a Philips criou em parceria com a organização não-governamental Transparência Brasil o projeto Voto Consciente, que promove ações de conscientização de seus funcionários no Brasil e no mundo sobre a importância das eleições e do exercício da cidadania por meio do voto.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails